Mapa divulga resultados do PNCRC em produtos de origem animal

Além de carnes de diversas origens, leite, mel e ovos também foram analisadosO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nesta quarta, 3 de abril, os resultados do acompanhamento dos Programas de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC/Animal) em 2012. O programa tem o objetivo de verificar a eficácia dos autocontroles adotados pelo setor industrial de produtos de origem animal consumidos no Brasil e destinados para exportação,

Segundo o ministério, as análises foram feitas em carnes bovina, suína, equina, de aves e de avestruz, além de leite, mel, ovos e pescado. Das 14.956 análises laboratoriais, 99,54% estavam conforme o padrão do programa. Todos os estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF) participam de sorteios semanais para coleta de amostras que são examinadas no âmbito do PNCRC.

– A publicação desses resultados é uma forma de comunicação de risco às cadeias produtivas envolvidas, visando prover o conhecimento dos principais problemas para que possam ser adotadas medidas de mitigação dos riscos – afirmou o coordenador do PNCRC/Animal do Mapa, Leandro Feijó.

No caso de análises que apresentaram índices inadequados de resíduos ou contaminantes, o Mapa atua para verificar as possíveis causas das não conformidades e requerer das indústrias a adoção de medidas de qualificação de produtores rurais e educação sanitária para atendimento às boas práticas de utilização de medicamentos veterinários na produção animal.