Rede de supermercados lança programa Qualidade Desde a Origem para o setor de carnes

Reconhecida pela Anvisa, iniciativa monitora o produto desde a planta do fornecedor até a venda no varejoUma rede de supermercados lançou nesta quinta, dia 4, em São Paulo, o programa Qualidade Desde a Origem para o setor de carne. Reconhecido pela Anvisa como modelo de desenvolvimento da cadeia abastecedora no varejo, o programa utiliza tecnologia da informação para monitorar o produto desde a planta do fornecedor até os supermercados.

Saber a origem, ter o conhecimento do local, da criação, da estrutura, do nível de inspeção. Acompanhar todo processo, passando pelo embarque, a chegada ao frigorífico, condições do abate, o transporte e finalmente a última ponta, o varejo. Ligar todos os elos desta cadeia é uma tarefa nada fácil, que começa a virar uma realidade nesta rede de supermercados. O programa Qualidade Desde a Origem, já utilizado desde 2008 na rastreabilidade de frutas, verduras e legumes, é uma novidade no setor da carne.

– Nós integramos todo sistema de informação. O frigorífico, em tecnologia da informação, também está em altíssimo nível. O supermercado está super bem posicionado, integrando toda plataforma de informação online – diz Leonardo Miyao, diretor comercial do grupo Pão de Açúcar.

Por meio da tecnologia da informação, é possível ter um controle rigoroso da qualidade do produto. Trinta frigoríficos, fornecedores da rede, serão parceiros do programa.

 – A gente adquire a matéria-prima, faz todo um trabalho de garantia de origem do produto. Não só sanitário, mas com base na sustentabilidade. Uma ferramenta que leva ao consumidor toda esta cadeia, de qual fazenda foi produzido, de que unidade fabril, além de como o consumidor está aceitando o produto – explica Renato Costa, presidente da divisão carnes Brasil/JBS.
 
Para o especialista em rastreabilidade Giampaolo Buso, a grande vantagem é a transparência. O mapeamento, segundo ele, identifica e corrige o que não está certo. Com isso, o frigorífico tem noção do que está vendendo, o supermercado, do que está comprando, e o consumidor seguro do produto que está levando para casa.

 – O consumidor sai ganhando porque ele começa a ter mais clareza do que está levando para casa. A gente eleva o nível do padrão de qualidade, a relação da cadeia fica mais estável, duradoura, e espera que, a longo prazo, culmine em um produto na loja – fala Buso.

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