Japão aumenta idade mínima do gado para teste de doença da vaca-louca

Último teste com resultado positivo no país foi em 2009O governo do Japão aprovou um plano para mudar as exigências de testes internos para a doença da vaca-louca. Com isso, o gado doméstico não precisará ser testado até os 48 meses, ante os atuais 30 meses.

A medida foi aprovada por especialistas da Comissão de Segurança Alimentar, integrante do gabinete de governo. Os técnicos concluíram que a mudança na idade de testes para a doença não teria efeitos negativos. O novo limite será sugerido pelo painel ao Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, após consultas públicas.

O primeiro caso no país da doença da vaca-louca – também conhecida como encefalopatia espongiforme-bovina – foi relatado em 2001. O Japão começou a testar bovinos domésticos em outubro do mesmo ano, mas aliviou as exigências em agosto de 2005, passando a fazer testes apenas em gado com idade de 21 meses ou mais. Até agora, 36 animais foram encontrados contaminados com a doença no Japão. O último teste com resultado positivo foi em 2009.

Agência Estado