Ikea suspende venda de lasanha de carne de alce após testes

Produto foi fornecida pela Dafgaard, a mesma empresa que produz as almôndegas da Ikea retiradas do mercado em fevereiro devido a vestígios de carne de cavaloA rede varejista Ikea, da Suécia, suspendeu a venda de lasanha congelada de carne de alce, depois que testes realizados em um dos lotes indicaram a presença de carne suína. A Ikea retirou 17,6 mil lasanhas das prateleiras e começou a realizar seus próprios testes, depois de um laboratório belga informar que a carne moída de alce continha pouco mais de 1% de carne suína.

A carne foi fornecida pela Dafgaard, a mesma empresa que produz as almôndegas da Ikea retiradas do mercado em fevereiro, quando autoridades descobriram vestígios de carne de cavalo no produto. As almôndegas voltaram às prateleiras no mês passado.

– Eles vinham processando uma mistura de carne suína e bovina pela manhã e carne de alce à tarde. Nós reavaliamos esses procedimentos junto com a Dafgaard e isso não está mais ocorrendo. Agora, eles têm instalações separadas para tipos diferentes de produção – disse a porta-voz da Ikea, Josefin Thorell.

No ano passado, a Ikea gerou receita de 1,3 bilhão de euros (US$ 1,7 bilhão) com a venda de alimentos, ou 5% das vendas totais. As lojas de móveis da rede geralmente contam com grandes cafeterias e uma seção de venda de alimentos. As informações são da Dow Jones.