Deputados do RS pedem mudanças no projeto de lei que proíbe perseguição de animais em rodeios

Comitiva, que contou com representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, esteve em Brasília nesta quarta, dia 10, para pedir que competições sejam mantidasDeputados federais do Rio Grande do Sul e representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) pediram nesta quarta, dia 10, em Brasília, mudanças no projeto de lei que pode proibir a perseguição de animais em rodeios do país. O objetivo é fazer com que as competições sejam mantidas.

A preocupação dos gaúchos é que o projeto de lei contra maus tratos de animais, de autoria do deputado Ricardo Tripoli (PSDB-SP) possa acabar com provas tradicionais do Estado, como o Freio de Ouro. No encontro, eles tentaram sensibilizar o parlamentar paulista mostrando os cuidados adotados hoje para evitar abusos e o sofrimento dos animais nas competições.

 – A gente vai tentar preservar exatamente esta questão cultural com a preservação do ambiente animal. Há margem para isso, eu quero tranquilizar a comunidade gaúcha de que nós conseguiremos avançar e teremos nos próximos dias uma posição de conclusão dos trabalhos – disse o deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS).

Ainda em fase inicial de discussão, o projeto deverá passar pelo menos quatro comissões até ser votado no plenário da Câmara dos Deputados.

– Nós temos que buscar o que converge, o que diverge nós já conhecemos, eles tem uma posição firmada, nós também temos uma posição firmada e nós vamos ver. Com certeza nós encontraremos no meio do caminho um ponto que seja convergente e, na hora que encontrarmos, nós vamos apresentar ao Congresso para que ele delibere a respeito dos maus tratos dos animais – falou Tripoli.