– Estamos seguindo a determinação do governador Beto Richa de retomar a movimentação do Porto de Antonina e essas obras são essenciais para que os demais projetos previstos para o terminal possam sair do papel – explica o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.
Entre os principais projetos para o terminal público Barão de Teffé, está a revitalização e ampliação do cais. Hoje, o cais tem cerca de 60 metros e os estudos que estão sendo realizados preveem triplicar o seu tamanho.
Investimentos
De acordo com o diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza, já existem duas empresas interessadas em investir na infraestrutura de retroárea do cais público de Antonina.
– Temos um projeto em fase bastante adiantada para a instalação de um estaleiro e outra empresa privada está vendo a viabilidade de construir quatro armazéns para recebimento de açúcar e fertilizantes – explica.
Enquanto a reforma avança e os projetos de investimentos estão em estudo, a administração do porto de Antonina trabalha para melhorar a situação imediata do terminal e da cidade. A medida que surtiu maior efeito nos últimos tempos foi a triagem prévia dos caminhões que seguem para o terminal da Ponta do Felix.
Antes, como não havia qualquer cadastramento, os caminhões se acumulavam em fila, atrapalhando a vida dos moradores. Agora, os caminhões passam por um cadastro antes de chegar ao terminal e não precisam mais se enfileirar nas ruas.
Outra medida foi a contratação de uma empresa especialista em resíduos. Antes, os caminhoneiros limpavam as caçambas dos caminhões nas ruas, juntando resíduos que causavam mau cheiro nas imediações do porto. Agora, a limpeza é feita e recolhida em caçambas próprias. Depois, os resíduos recebem destinação correta.