Secretário brasileiro aposta no desenvolvimento rural

Humberto Oliveira destacou o programa Territórios da Cidadania em encontro na GuatemalaO Brasil aposta no desenvolvimento rural com enfoque territorial para combater a pobreza e reduzir as desigualdades sociais. Foi o que afirmou o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Humberto Oliveira, nesta quinta, dia 12, na Guatemala.

Segundo o representante do Governo, o Brasil conseguiu ampliar a visibilidade do mundo rural através do programa Territórios da Cidadania, promovido desde 2008. Até agora, o projeto abrange 120 territórios com um investimento de US$ 10 bilhões para 2009, e beneficia milhões de famílias pobres.

O secretário fez as declarações durante sua participação no Encontro 2009 do Centro Latino-americano para o Desenvolvimento Rural, que termina nesta quinta na cidade de Antígua Guatemala. Oliveira explicou que a estratégia de desenvolvimento territorial sustentável promovida no Brasil deu bons resultados.

O programa Territórios da Cidadania é o maior lançado na América Latina e um de seus principais sucessos foi promover o mundo rural dentro do Governo federal e dos municipais, disse o secretário. Ele ressaltou ainda que o projeto tem como objetivo melhorar a renda e a qualidade de vida das populações brasileiras mais vulneráveis e que sofrem as maiores desigualdades nas zonas rurais do país.

O fortalecimento das redes sociais de cooperação nos territórios, o reforço da gestão social e a criação de capacidades foram estratégias que vão acompanhadas da inclusão produtiva das famílias beneficiadas, acrescentou. Oliveira destacou que, no segundo ano do programa, o setor empresarial privado está sendo envolvido.
? Não se pode falar de desenvolvimento integral sem a contribuição de todos os atores da sociedade ? declarou.

Apesar de a iniciativa brasileira poder ser aplicada também em outras nações latino-americanas, o secretário esclareceu que cada nação deverá adaptá-la à sua realidade política.