Com escalas modestas, mercado do boi gordo segue firme

Negócios ocorrem acima do preço de referência em São Paulo, atualmente em R$99,50/arroba, à vistaO mercado do boi gordo está firme, com negócios ocorrendo acima do preço de referência em São Paulo, atualmente em R$99,50/arroba, à vista, segundo levantamento da Scot Consultoria.

Apesar das escalas continuarem modestas, em torno de três dias, há relatos de que a oferta está um pouco melhor que na última semana. Existem empresas com programações maiores, mas não é uma regra.

O feriado da próxima semana tende a diminuir os negócios, o que pode colaborar com a firmeza do mercado. Há também a expectativa quanto à demanda maior de início de mês, que pode deixar os frigoríficos que possuem escalas menores mais agressivos no curto prazo.

Fica a expectativa quanto à magnitude deste aumento de oferta. De toda forma, o cenário de demanda maior e os feriados atrapalhando as compras devem colaborar com o pecuarista.

O momento é de atenção e acompanhamento do mercado, uma vez que a queda da qualidade das pastagens deve gerar aumento de oferta.

Margem do frigorífico tem aumentado

A diferença entre a margem atual do frigorífico e a de um ano atrás tem aumentado. Com a venda de carne sem osso, couro, sebo, miúdos e subprodutos, a indústria recebe, em média, um valor 19,7% maior que o preço pago pela arroba do boi gordo.

Em 2012, no mesmo período, a margem era de 24%, ou seja, 4,3 pontos percentuais acima.

Além de o boi gordo estar sendo negociada a um preço 4,2% maior, a carne bovina sem osso está 1% mais barata em relação à cotação média de um ano atrás.