Desenvolvida pela Embrapa Cerrados desde 2000, a marca Brasil Genética Nelore (BRGN) é hoje reconhecida pelo seu diferencial dentro da raça Nelore, oferecendo ao mercado animais com a rusticidade necessária à condição do bioma Cerrado, além de elevado desempenho zootécnico.
Para formar o rebanho inicial, a Embrapa Cerrados fez parcerias com criadores participantes do Programa Nelore Brasil, da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). O Nelore Mocho BRGN foi concebido a partir de matrizes de mérito genético superior, com o objetivo de avaliar a contribuição do componente genético animal, do ponto de vista bioeconômico, para a sustentabilidade de sistemas integrados lavoura e pecuária no bioma. Os animais são criados a pasto, e se adaptam aos períodos de seca prolongada do Cerrado, com oferecimento de forragem.
Desde então, e seguindo rigoroso programa de seleção baseado em critérios que estão fundamentalmente ligados ao lucro da atividade pecuária, o Nelore BRGN vem sendo aprimorado ao longo desses 13 anos de trabalho da Embrapa Cerrados. As características econômicas básicas adotadas no Nelore BRGN são: fertilidade, habilidade maternal, velocidade de crescimento pré e pós desmame e qualidade de carcaça.
Com o apoio de parceiros, biotécnicas reprodutivas como a inseminação artificial, a transferência de embriões e a fecundação in vitro deverão ser utilizadas para a produção de indivíduos com as características genéticas superiores do Nelore BRGN. As parcerias também têm viabilizado a comercialização de sêmen e embriões, o que facilita a difusão da genética BRGN para pecuaristas de diferentes estados brasileiros.