Pesquisadores do IMA buscam soluções na Austrália para combater lagarta Helicoverpa

Variedades de algodão que utilizam tecnologia australiana ainda não estão disponíveis comercialmente no BrasilCom os prejuízos causados pela lagarta Helicoverpa nas lavouras brasileiras nesta safra, pesquisadores do Instituto Mato-Grossense do Algodão (IMA) foram em busca de soluções na Austrália para casar com as pesquisas realizadas no Brasil. Os australianos são grandes produtores de algodão e possuem o controle da praga com nenhuma ou apenas com uma aplicação de inseticida.

As soluções utilizadas na Austrália vem chamando a atenção de pesquisadores do Brasil. Os australianos possuem área com mais de 400 mil hectares de algodão irrigado, livres da lagarta e com qualidade nas plumas.

No campo experimental do IMA, as pesquisas buscam soluções para o controle da praga no Brasil. De acordo com pesquisadores do IMA, as duas variedades de algodão que utilizam a tecnologia Bulgard, as mesmas utilizadas na Austrália e que são resistentes à lagarta, já foram aprovadas para o plantio no Brasil, mas ainda não estão disponíveis comercialmente.

No oeste baiano, os prejuízos causados pela lagarta já somam mais de um bilhão de reais nas lavouras de soja, milho e algodão.

Clique aqui para ver o vídeo