Projeto de produção agroecológica beneficia pequenos agricultores em cinco Estados

Com patrocínio de R$ 9,6 milhões da Petrobras e da Fundação Banco do Brasil, serão instaladas mil unidadesPequenos agricultores de cinco Estados brasileiros terão direito a receber em suas propriedades a tecnologia social de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). Com patrocínio de R$ 9,6 milhões da Petrobras e da Fundação Banco do Brasil, serão instaladas mil unidades: 200 no Rio de Janeiro, 200 no Rio Grande do Norte, 200 em Sergipe, 240 na Bahia e 160 em Minas Gerais. O anúncio foi feito nesta sexta, dia 13, na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

Criado em 2004, o projeto já conta com 3.609 unidades em 14 Estados. Por meio dele, pequenos agricultores e suas famílias recebem suporte e consultoria técnica para produzir alimentos orgânicos de forma sustentável e gerar renda com o excedente da produção.

O idealizador do sistema, o engenheiro agrônomo senegalês Aly Ndiaye, explicou que a proposta consiste na produção integrada de aves, hortaliças e frutas. A idéia, lembrou, surgiu quando ele se formou pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e passou cinco anos vivendo com um núcleo de pequenos produtores no interior do Rio.