O superintendente de armazenagem de grãos da Conab, Rafael Bueno, mostrou como é a capacidade de armazenagem no Brasil. Estudo da Conab mostra que somente 13% dos armazéns estão localizados dentro das fazendas, na zona rural, 37%, na área urbana 41%, e nas proximidades dos portos, somente 7%.
Rafael Bueno também ressaltou a importância das unidades armazenadoras serem certificadas. Isso traz um ganho de qualidade para o produto e é um diferencial de mercado.
>> Acompanhe a cobertura da Agrishow 2013
O vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco do Brasil, Osmar Dias, afirmou que um programa de armazenagens deve ser anunciado durante o Plano Safra 2013/2014. O financiamento será feito através do Banco do Brasil, com taxas de juros que devem ficar entre 3 e 5,5%, com um prazo que viabilize o investimento.
Representantes da GSI e da Kepler Weber ressaltaram a preocupação de atender a grande demanda das próximas safras.O grupo Kepler Weber investiu R$25 milhões em aumento de capacidade e modernização de fábricas.
Para a GSI, os portos brasileiros não estão capacitados para atender à demanda de exportação que os produtores querem oferecer.
Participaram do fórum Armando Portas, consultor de Armazenagem do Canal Rural; Rafael Bueno, superintendente de Armazenagem da Conab; José Luiz Viscardi Junior, diretor de Vendas e Marketing da GSI Felipe Maciel, gerente de Marketing da Kepler Weber.