Esse resultado representa um incremento de 17,98 milhões de toneladas e se deve, sobretudo, às culturas de soja e milho segunda safra, que apresentam crescimento nas áreas cultivadas de 10,7% e 15,6%, respectivamente. As condições climáticas favoráveis, embora com estiagem e excesso de chuva em algumas áreas, também justificam o aumento de produção.
A soja permanece como o grande destaque, com um crescimento de 22,8% sobre as 66,38 milhões de toneladas da última safra e uma produção estimada em 81,53 milhões de toneladas. Também o milho segunda safra tem bom desempenho, com aumento de 10,4% sobre as 39,11 milhões de toneladas do último ano, chegando a 43,19 milhões de toneladas. Este número supera a produção do milho primeira safra, estimada em 34,81 milhões de toneladas. O arroz é outro grão que obteve crescimento de 3% ao passar das 11,6 milhões de toneladas para 11,95 milhões de toneladas.
Apesar da estimativa, o governo reconhece que os problemas de logística vêm dificultando o escoamento da produção.
– O setor é muito dinâmico, o governo oferece o crédito, o setor vai e busca dar o retorno. Infelizmente a logística nos últimos 30 anos não tem acompanhado a dinâmica do setor – afirmou o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller.
O atraso significativo no plantio de milho nos Estados Unidos, que prevê uma super safra para este ano, está sendo acompanhado pelo setor. O problema pode influenciar o preço do produto aqui no Brasil.
– A questão é quando que eles conseguirão plantar até o fechamento da janela ideal. Nós acreditamos que eles terão tempo para sinalizar uma safra superior a 300 milhões de toneladas, o que significa uma possibilidade de conforto em relação à recomposição de parte de seus estoques e também não comprometa o abastecimento mundial – disse o Diretor de Política Agrícola e Informação da Conab, Sílvio Porto.
Área
A área total de plantio de grãos cresceu 4,1% em relação à safra passada (50,89 milhões de hectares) e chegou a 52,98 milhões hectares. As culturas de soja e milho obtiveram também os melhores desempenhos em área plantada. O aumento da soja foi de 10,7%, passando de 25 para 27,72 milhões de hectares. Já o milho segunda safra ampliou a área em 15,6%, passando de 7,62 para 8,81 milhões de hectares.
>>Acesse o levantamento do IBGE para a safra 2012/2013 de grãos