– O trabalho integrado que o governo do Paraná tem feito, através das modificações logísticas coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Logística, está se refletindo diretamente na produtividade dos portos. Enquanto as limitações que a chuva nos traz não são resolvidas, trabalhamos para conseguir os melhores índices de embarques quando o tempo colabora – explica o secretário de Infraestrutura e Logistica do Paraná, José Richa Filho.
De janeiro a abril, foram movimentadas 13,6 milhões de toneladas de mercadorias pelos portos paranaenses. Entre os destaques da movimentação estão a exportação de milho, que fechou o quadrimestre com 1,8 milhões de toneladas exportadas, registrando um aumento de 199% em relação a 2012. As exportações de açúcar apresentaram alta de 114% no primeiro quadrimestre, com um milhão de toneladas exportadas.
Nas importações, os fertilizantes são o destaque com alta de 26% na movimentação, fechando abril com 2,9 milhões de toneladas importadas.
Granéis
Com a melhora nas condições climáticas e o fim das exportações de milho, as exportações de soja estão recuperando os números de 2012. Somente em abril, foram exportadas 1,2 milhão de toneladas do produto, mesmo volume exportado em abril de 2012. Em abril, foram registradas apenas quatro dias de paralisações por conta das chuvas, enquanto que até março foram 31 dias parados por chuva. O tempo seco contribuiu para esta recuperação. No entanto, no somatório do ano, o volume das exportações de soja ainda apresenta queda.
Caminhões
Durante abril, chegaram ao pátio de triagem do Porto de Paranaguá, 40,6 mil caminhões. Foram cinco mil caminhões a mais do que o registrado em abril do ano passado, sem a formação de filas. O trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano, com a Operação Safra, tem garantido bons resultados.
– Estamos fazendo valer uma solução simples, de que cada terminal só pode receber diariamente a quantidade que tem condições de atender. Com isso, acabamos com a fila e temos conseguido receber ainda mais caminhões, como apontam as estatísticas, sem causar filas – afirma o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino. De janeiro até abril, chegaram ao Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, 114,4 mil caminhões.