Espírito Santo confirma casos de mormo

Doença foi registrada em seis cavalos do regimento de polícia montada do EstadoO Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) confirmou na última sexta, dia 10, a ocorrência de mormo no Estado. O caso foi registrado em seis cavalos do regimento de polícia montada, que acionou o instituto para a adoção das medidas sanitárias obrigatórias. O Espírito Santo era o único Estado da região Sudeste sem ocorrência dessa doença.

O Idaf já havia interditado, preventivamente, oito propriedades no Estado que abrigam animais que tiveram contato com os equinos com suspeita da doença. Com a confirmação, essas propriedades continuarão interditadas e todos os animais, aproximadamente 350, serão submetidos a exame laboratorial.

A desinterdição só pode ser autorizada após a realização de exames na tropa em que todos os animais estejam negativos para a enfermidade. Os municípios com propriedades interditadas são Cariacica, Serra, Vila Velha, Fundão e Cachoeiro de Itapemirim.

A constatação de casos de mormo do Espírito Santo obrigou a organização da Gran Expo Norte, que começa esta semana em Linhares, no norte do Estado, a alterar a programação com equinos. A exposição especializada do cavalo mangalarga marchador de Linhares e a prova de tambor precisaram ser suspensas para evitar prejuízos na sanidade dos animais capixabas.

Clique aqui para ver o vídeo