Estimativas de safra recorde apontam para queda no preço do milho no médio prazo

Governo já estuda políticas de intervenção para garantir rendimento dos produtoresAs estimativas de safra recorde de milho na temporada de inverno sinalizam uma queda dos preços no médio prazo.O governo federal já estuda políticas de intervenção para garantir rendimento dos produtores.

Por enquanto, os valores têm oscilado no mercado externo. No país, os valores têm se mantido estáveis, com pequeno crescimento. O Indicador CEPEA/ESALQ teve aumento de cerca de 2% nos últimos sete dias, fechando nessa segunda-feira, dia 13, a R$ 25,72.

O contrato a termo, para entrega futura com preço fixo, é o instrumento que será utilizado pelo governo para dar sustentação aos preços do milho e recompor os estoques oficiais que estão em níveis historicamente baixos. A intenção do governo é atenuar a pressão sobre os preços da safra recorde de milho, estimada pela Conab em 77,998 milhões de toneladas. O volume é 6,9% superior às 77,451 milhões de toneladas previstas anteriormente. A Conab elevou a previsão de produção de milho de verão em 2,8% (para 34,766 milhões de toneladas) e da safrinha em 10,4% (para 43,187 milhões de toneladas).