Projeto Rota da Pecuária, do Canal Rural, vai mostrar o trabalho dos produtores de cinco Estados do país

Equipe de reportagem visitará cerca de 70 fazendas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São PauloO Canal Rural começa na próxima semana uma expedição pelo Brasil para analisar as principais regiões produtoras de gado brasileiras. O projeto Rota da Pecuária, patrocinado por Dow AgroSciences, Kuhn e Mitsubishi Motors contará com uma equipe de reportagem da emissora, acompanhada por analistas da Scot Consultoria e especialistas em pastagem.

Serão seis semanas visitando cerca de 70 fazendas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo para avaliar condições das pastagens, produção de grãos e silagem para alimentação do gado, produtividade animal, preocupação com sustentabilidade e uso da tecnologia. O Diretor de Conteúdo do Canal Rural, Júlio Cargnino, prevê um mapeamento detalhado.

– O projeto fará um raio-x da pecuária brasileira nas principais regiões de produção. Queremos apresentar ao público uma amostragem de boas e más práticas adotadas em relação a gestão, tecnologia e manejo para ajudar o produtor a refletir sobre seu modelo de produção.

Durante a expedição, que sai no dia 20 de maio, os caminhos percorridos pelas equipes serão mostrados nos programas Mercado & Cia, uma vez por semana, e no Jornal da Pecuária, de segunda a sexta. Além disso, haverá participação ao vivo no Mercado & Cia direto dos eventos, que acontecem nas cidades de Goiânia-GO (24/5), Primavera do Leste-MT (4/6), Juara-MT (11/6), Pontes e Lacerda-MT (21/6), Campo Grande-MS (26/6), Uberlândia-MG (4/7) e Barretos-SP (12/7).
 
Serão sete eventos, organizados pela Kuhn, com visita técnica na fazenda (dia de campo) e presença de palestrantes da Dow AgroSciences e Kuhn. Para o diretor Comercial de Marketing da Kuhn do Brasil, Evandro Henrique Fülber, o projeto aproxima pecuaristas de informações relevantes.

– Acreditamos que este projeto vai ampliar o conhecimento das técnicas e novidades da pecuária nacional, além de podermos disseminar essas informações para os pecuaristas de todo o Brasil. Para a Kuhn, investir nesta iniciativa é uma maneira de demonstrarmos as nossas soluções, diferenciais e estarmos cada vez mais próximos dos pecuaristas, aumentando nosso relacionamento com toda a cadeia produtiva do setor.

Além das participações nos noticiários da emissora, o telespectador também pode acompanhar o projeto pelo site www.rotadapecuaria.com.br. A página terá diário de bordo, mapa da expedição, galeria de fotos, vídeos e informações sobre pastagens, como explica a coordenadora do Núcleo de Pecuária do Canal Rural, Adriene Trinca.

– É a primeira vez que uma equipe pega a estrada para percorrer os principais Estados produtores de gado e faz um levantamento detalhado sobre o tema. Este era um sonho nosso. Montamos o projeto há quase um ano e finalmente ele está virando realidade.

Desde a estreia do Jornal da Pecuária, em 2011, o Canal Rural está aumentando a cobertura específica de pecuária, trazendo informações do setor que ajudem na tomada de decisão no dia a dia da fazenda. O gerente de Marketing para Pastagens da Dow AgroSciences defende a importância da parceria para atender às expectativas dos pecuaristas.

– Entender o cenário da pecuária brasileira é fundamental para a Dow AgroSciences no desenvolvimento de novas tecnologias, adequadas às expectativas dos pecuaristas. Programas como este certamente contribuem para um melhor direcionamento dos esforços em atender as demandas do mercado, aumentando a produtividade de forma sustentável e lucrativa.

O diretor de Marketing da Mitsubishi Motors do Brasil, Fernando Julianelli, revela que o transporte da expedição também ocorrerá por meio de parceria:

– Para a Mitsubishi Motors do Brasil é muito importante o envolvimento em um projeto como esse que fará um estudo e monitoramento apurado de uma das maiores riquezas do nosso campo. Com as L200 Triton, os técnicos e toda a equipe do Canal Rural poderão viajar com segurança e conforto e poderão provar toda força e resistência de uma picape consagrada.

Após o término da expedição, todo o trabalho será mostrado em uma série de 20 reportagens, que serão exibidas duas vezes por semana no Jornal da Pecuária, com reprise no Bom Dia Campo.

Clique aqui para ver o vídeo