Danone negocia acordo com empresa da China para aumentar produção de iogurte no país

Empresa quer atender à demanda crescente da China por laticínios e amenizar temores sobre a qualidade da produção de leite localA Danone negocia um acordo com a Mengniu Dairy, maior produtora de leite da China em volume, para atender à demanda crescente do país por laticínios e amenizar temores sobre a qualidade da produção de leite local. A transação, que dará à Danone uma participação indireta de 4%, avaliada em cerca de US$ 230 milhões, na Mengniu Dairy, tem como objetivo contribuir com a ampliação da produção de iogurte de ambas as empresas na China.

A Danone, fabricante de marcas como iogurte Activia e água Evian, passará a deter 20% da joint venture, segundo o comunicado, e a Mengniu ficará com os outros 80%.

 A demanda chinesa por produtos lácteos está crescendo. As vendas de iogurte subiram 17%, para 45,6 bilhões de yuans (US$ 7,43 bilhões) no ano passado, de acordo com a empresa de pesquisa Euromonitor International. A Mengniu é líder de mercado, com participação de 16,8%, enquanto a Danone tem 1,6%, segundo a Euromonitor.

Com o negócio, a Danone terá maior acesso ao mercado de iogurte na China, e a Mengniu ganhará um sócio estrangeiro em um mercado em que marcas do Exterior são vistas pela população com uma alternativa que oferece padrões mais elevados de segurança e qualidade dos alimentos.

Agência Estado