Cidades do Rio Grande do Norte receberão equipamentos para auxiliar no combate a efeitos da seca

São 149 municípios beneficiados com recursos do Programa de Aceleração do CrescimentoSerão encaminhados nos próximos dias às cidades do Rio Grande do Norte atingidas pela estiagem 101 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras. As 149 cidades do semiárido do Estado receberão os equipamentos após o treinamento dos operadores, que acontecerá entre 4 e 25 de junho. 

A doação de retroescavadeiras e motoniveladoras a prefeituras faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2 e tem o objetivo de beneficiar a população rural dos municípios com a construção e recuperação de estradas para o escoamento da produção, contribuindo para a organização produtiva dos agricultores familiares dessas regiões.

O governo potiguar informou que as máquinas doadas representam um investimento federal de R$ 81,6 milhões e vão atender 89,22% dos municípios e 79,45% da população rural do estado, o que equivale a 560 mil famílias sendo beneficiadas.

Ao todo, 500 operadores serão capacitadas para operar as máquinas. Os cursos terão duração de 16 horas para trabalhar com retroescavadeiras e de 40 horas para motoniveladoras.