Demanda reduzida de arroz diminui liquidez

Segmento alega lentidão das vendas no mercado atacadista, que teria dificultado o repasse das altas do arroz em cascaIndústrias do Rio Grande do Sul se retraíram e reduziram a demanda por arroz em casca. Esse posicionamento foi favorecido pelas boas compras realizadas na primeira quinzena do mês.

Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o segmento alega lentidão das vendas aos atacadista e varejista dos grandes centros consumidores, o que teria dificultado o repasse das altas do arroz em casca para o beneficiado.

De acordo com o Cepea, o feriado de Corpus Christi, no dia 30, e a divulgação sobre a alteração de recolhimento do ICMS na comercialização de arroz em casca no Rio Grande do Sul, que deve passar a vigorar ainda em junho, também reduziram a liquidez. Com isso, as cotações mantiveram certa estabilidade.

Entre 28 de maio e 4 de junho, o Indicador do Arroz em Casca Esalq/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&Fbovespa, no Rio Grande do Sul, de 58% de grãos inteiros, o preço se manteve estável, fechando a R$ 33,47 a saca de 50 kg na terça, dia 4.