Conab vai subsidiar escoamento da safra de milho em Goiás

Companhia também ofertará contratos de opção para 78,5 mil toneladasProdutores de milho em Goiás ganharam um novo apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para venda da colheita. A estatal vai realizar leilão de Prêmio de Escoamento de Produção (PEP) de 50 mil toneladas do cereal, nesta quinta, dia 19. O objetivo é apoiar a comercialização no Estado e transportar o produto para as regiões Norte e Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Em janeiro, no último leilão de PEP para Goiás, criadores de aves, suínos, bovinos e indústrias de ração animal receberam aproximadamente R$ 5 milhões em subvenção para transportar 120 mil toneladas de milho para fora do Estado. Desde então, a Conab passou a negociar contratos de opção, mecanismo usado pelo governo para comprar antecipadamente a produção.

Goiás é o quarto maior produtor de milho do Brasil, com colheita prevista em 4,10 milhões de toneladas para a safra 2008/2009. A produção local equivale a quase toda colheita da região Nordeste e a 8,15% do milho colhido no país. O maior produtor nacional é o Paraná, com 11,83 milhões de toneladas.

A Conab também ofertará contratos de opção para 78,5 mil toneladas de milho produzido em Goiás. Além de produtores goianos, participam do leilão os agricultores do Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No total, a estatal vai leiloar 29.342 contratos para 792,23 mil toneladas de milho.