Copersucar inaugura obras de terminal em Santos

Investimento vai dobrar capacidade de embarque da cooperativaA Copersucar inaugurou nesta quarta, dia 5, as obras de expansão do Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos, litoral paulista. O investimento vai dobrar a capacidade de embarque para 10 milhões de toneladas ao ano. De acordo com a Copersucar, a obra integra o plano de investimentos de R$ 2 bilhões em infraestrutura logística até 2015.

O volume que poderá ser embarcado anualmente pelo TAC, inaugurado em 1998, corresponde a 17% do mercado mundial de açúcar e a 42% da exportação do Centro-Sul do País, conforme a cooperativa. Para a atual safra, a estimativa é de que sejam embarcadas 7,5 milhões de toneladas do produto no terminal. Em 2012/13, antes da conclusão das obras, a movimentação havia alcançado 5,3 milhões de toneladas. As exportações totais da Copersucar no período representaram uma receita de R$ 8,2 bilhões.

Para melhorar a capacidade de recepção de açúcar, a empresa construiu uma moega (depósito) rodoferroviária, com capacidade de descarga simultânea de até seis vagões. A construção da moega representa uma das principais vantagens logísticas do terminal, pois possibilitará o aumento da participação do transporte ferroviário, de 30% para 70% do volume embarcado, reduzindo o tempo total de permanência dos trens no sistema portuário (de 30 para 16 horas), com maior eficiência de recepção e descarga (de 18 mil para 36 mil toneladas/dia).

Conforme a empresa, a expansão do terminal possibilitará redução de mais de 100 mil viagens por ano de caminhões nas rodovias e trechos urbanos que ligam os polos produtores ao porto. A moega está conectada ao novo Armazém XXI, cuja capacidade estática também foi ampliada para 110 mil toneladas, elevando para 330 mil toneladas a capacidade total de armazenagem do terminal (granel e ensacado).

O investimento da Copersucar também prevê a entrega do terceiro carregador de navios (shiploader). O novo equipamento possibilitará o atendimento de navios maiores, com capacidade de carregar 3 mil toneladas por hora. Para efeito de comparação, os dois shiploaders em operação somados têm capacidade de embarque de 2,4 mil toneladas hora. A velocidade de carregamento de navios aumentará de 40 mil para 60 mil toneladas/dia.

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Agência Estado