Até domingo, 95% da safra 2013/2014 de milho dos EUA havia sido plantada, contra 91% na semana anterior. O porcentual segue abaixo da média dos últimos cinco anos para essa época do ano, de 98%. Em igual período de 2012, 100% da safra já havia sido plantada.
Já a safra 2013/14 de soja havia sido semeada em 71% da área prevista, o que representa um avanço ante os 57% observados na semana anterior. Contudo, o porcentual segue abaixo da média de 84% para esse ponto do ano. A nota detalha condições em diferentes áreas americanas.
– As chuvas no fim de semana resultaram em alguns atrasos adicionais do plantio no extremo noroeste do Meio-Oeste e no nordeste das Grandes Planícies, enquanto o clima seco em áreas do leste durante a maior parte do fim de semana permitiu que o plantio lá progredisse bem. O clima mais seco no sudoeste do Meio-Oeste e no norte do Delta do Mississippi esta semana permitirá que o plantio evolua bem lá.
Até domingo, 85% da nova safra de milho havia emergido, ante 99% há um ano.
Em Iowa, maior produtor do cereal do país, 92% da área prevista havia sido semeada, acima dos 88% verificados na semana anterior. Em Illinois, outro importante Estado produtor, 96% do plantio havia sido concluído, contra 91% há uma semana.
O plantio de soja continua lento no oeste do Cinturão do Milho, especialmente em Iowa, onde 60% da safra havia sido implantada, aumento de 16 pontos porcentuais ante a semana anterior, mas bem abaixo da média de cinco anos para essa fase do ano, de 95%. Em Illinois, segundo maior produtor de soja dos EUA, 62% da safra foi plantada, contra 49% na semana passada, mas abaixo da média de 80%. Em Ohio e Indiana, no entanto, 94% e 87% da área prevista foi semeada, respectivamente.
De acordo com o USDA, 48% da safra de soja havia emergido, contra 31% na semana anterior, mas abaixo da média de 67% para o atual período.
No caso do trigo de inverno, o USDA informou que 31% das lavouras estavam em condições boas a excelentes, ante 32% há uma semana. Até domingo, 82% da safra havia perfilhado, abaixo dos 91% observados há um ano e da média de 86% dos últimos cinco anos. A colheita havia sido concluída em 5% da área prevista, ante 37% em igual período do ano passado. A média para essa etapa do ano é de 16%.
O trigo de primavera havia sido plantado em 87% da área esperada. No ano passado, nessa mesma época, a semeadura já tinha sido concluída. Conforme o governo norte-americano, 62% das plantações se encontravam em condições boas a excelentes, redução de dois pontos porcentuais ante a semana anterior. Até domingo, 71% do trigo havia emergido, contra 100% há um ano. A média histórica é de 89%.
O plantio da nova safra de algodão havia sido 88% concluído nos EUA, abaixo do observado há um ano (95%) e da média dos últimos cinco anos para esse ponto do ano (92%). Apenas 6% da safra havia florescido, ante 18% há um ano. O USDA apontou ainda que 42% das plantações estava em condições boas a excelentes até domingo.