Primeiros contratos com Japão para venda de carne suína podem ser assinados nesta semana

Embarques podem começar dentro de 90 dias, estima secretárioOs primeiros contratos com importadores japoneses para a compra de carne suína brasileira podem ser assinados nesta semana, afirma o secretário do Estado de Santa Catarina da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, em nota. Ainda, os primeiros embarques podem ocorrer dentro de 90 dias contra os 120 dias estipulados anteriormente pelo secretário.

A redução do prazo é explicada pela visita de autoridades e representantes brasileiros ao Japão nesta semana. A comitiva catarinense, liderada pelo governador Raimundo Colombo, chegou nesta quarta, dia 26, por volta das 6h (no horário de Brasília) e está prevista a assinatura de contratos comerciais na sexta, 28.

– As agroindústrias catarinenses já estão presentes no Japão, pois vendem carne de frango, e essa presença facilita o avanço das negociações para a venda também da carne suína – ressaltou Rodrigues.

Segundo ele, 90% da carne de frango consumida pelo Japão é brasileira, sendo 60% produzido no Estado.

– Preço bom nós temos, qualidade nós temos. Agora é aprimorar o setor ainda mais, assim como fizemos com a avicultura, atendendo às especificações do paladar japonês. Vamos aumentando as nossas vendas aos poucos. Isso só vai depender da relação comercial com o Japão, porque a relação sanitária é a melhor possível – afirmou.

O Japão remunera bem os fornecedores de proteínas animais, porque compra cortes prontos para o consumo, de maior valor agregado. Além disso, a relação comercial com o Japão pode garantir estabilidade ao mercado de carne suína brasileira, pois os japoneses costumam assinar contratos de longo prazo.

Agência Estado