– Com isso, queremos fortalecer a produção de regiões que tradicionalmente sofrem racionamento de água, secas e estiagens – explicou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Antônio Andrade, durante a 26ª Expoarinos, no município de Arinos, em Minas Gerais.
Outro apoio aos agricultores afetados pela seca refere-se às vendas de milho em Balcão feitas pela Companhia Nacional de Abastecimento nas localidades de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O ministro lembrou que municípios mineiros que têm atuação da Sudene estão recebendo o cereal e destinando ao Programa de Vendas em Balcão a pequenos produtores rurais, que utilizam o produto para ração animal.
Na próxima terça, dia 2, Pernambuco a terceira remessa de milho doado pelo governo federal a estados do Nordeste através do Balcão. As 25 mil toneladas do produto são destinadas a pequenos criadores da região. Com a doação ao governo pernambucano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) concluirá um ciclo de três operações iniciadas com a compra de 75 mil toneladas do produto.
As regiões do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco continuarão sendo abastecidas pelos estoques da Conab. Desde o começo da operação, foram embarcadas 42,26 mil toneladas de milho para todo o Estado, de um total de 46,35 mil contratadas pela Companhia.
O principal destino é o polo de Recife, para onde foram destinadas 19,18 mil toneladas. Além disso, a Conab também adquiriu 8,27 mil toneladas de milho ensacado, com remoção simultânea, para entrega nos polos do estado. Desse total, já foram entregues 7,57 mil toneladas.