Na Estrada visita Paraná e mostra o escoamento de grãos até Paranaguá

Norte e oeste paranaense escoam safra de maneiras diferentesO Canal Rural Na Estrada do último fim de semana visitou o Paraná. O programa percorreu o caminho dos grãos produzidos no Estado até o porto de Paranaguá, o segundo maior do país. As duas principais áreas produtoras do Estado - o norte (com uma safra total de quase 10 milhões de toneladas) e o oeste (com 8,5 milhões de toneladas) - escoam sua produção de diferentes formas: o norte, via malha ferroviária, o sul, via malha rodoviária. Com o alto valor do frete, o norte sai ganhando.

>> Acesse o site do projeto Canal Rural Na Estrada

O programa também mostrou as conseqüências da supersafra de grãos atual para o porto. Pelo local, 5 mil caminhões passam diariamente para descarregar. 

– O Brasil tem tido a felicidade de, ano a ano, ter maiores safras. Como a tecnologia chegou ao campo e os portos ficaram muito tempo sem investimentos, agora é o momento de acordar, reestruturar os portos e fazer frente a essas grandes safras que estão por vir – diz o diretor técnico da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Paulinho Dalmaz.

Segundo o assessor técnico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) Nilson Camargo, a perspectiva para a logística de escoamento de grãos no Brasil não é boa:

– O país vem aumentando sua produção agrícola e de granel. A cada ano que passa, a situação vai ficando mais complicada – diz Camargo.

Assista abaixo ao programa:

Clique aqui para ver o vídeo