União Europeia receberá 1º lote de café com certificação do governo mineiro

Inicialmente serão comercializadas 50 mil sacas de 60 quilosA Secretaria de Agricultura de Minas Gerais informou nesta quarta, dia 3, que primeiro lote de café com o selo Certifica Minas Café começa a ser exportado para a Europa ainda este mês. Inicialmente serão vendidas 50 mil sacas de 60 quilos, por intermédio da Exportadora Guaxupé. O café exportado no lote, devido ao diferencial do selo de certificação de propriedade, terá uma premiação de R$ 3 por saca sobre o preço de mercado.

O assessor especial de café da secretaria, Niwton Castro Moraes, explica que o mercado está cada vez mais exigente para que os produtos atendam critérios de sustentabilidade econômica, social e ambiental na produção.

– Esse programa veio para ajudar o cafeicultor de Minas Gerais a fazer as adequações para se adaptar ao padrão internacional, além de ajudar o pequeno produtor na gestão eficiente da sua atividade – disse Moraes.

O Certifica Minas Café é o primeiro selo de propriedades de café no Brasil emitido por um ente governamental. Criado em 2007, o programa certificou o primeiro lote de café em 2008, mas a comercialização até agora estava restrita ao mercado interno. Atualmente, há 1.643 propriedades mineiras certificadas e a expectativa é de que o número chegue a 1.750 neste ano.

Agência Estado