Na Estrada visita o Paraguai para mostrar exportação de grãos

País, que não tem portos, depende da infraestrutura dos países vizinhos para escoar sua produçãoO Canal Rural Na Estrada do último fim de semana esteve no Paraguai para mostrar como o país transporta os grãos. Como não tem portos, os produtores paraguaios dependem da infraestrutura dos países vizinhos para exportar. E, neste ano, a dependência foi ainda maior, pois o país colheu uma safra de 8 milhões de toneladas de soja, um recorde para a agricultura paraguaia.

>> Acesse o site especial do Canal Rural Na Estrada

A equipe do Na Estrada atravessou a Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este, e visitou Santa Rita, um celeiro na produção de grãos. A cidade, que tem 30 mil habitantes e se desenvolveu baseada na agricultura, reúne todas as grandes empresas do agronegócio no Paraguai.

O programa também contou histórias de brasileiros que deixaram a terra natal e ajudaram a desenvolver a agricultura paraguaia. Uma dessas histórias é a do produtor rural Adir Lui, que atualmente administra 680 hectares com os irmãos. Há 40 anos, seu pai chegou ao Paraguai, deixando a cidade de Palotina, no Paraná.

Assista abaixo à edição do último fim de semana para saber mais sobre essas histórias e sobre como o Paraguai exporta a sua produção. A próxima edição do Na Estrada vai ao ar no Canal Rural no sábado, às 12h30min, com reprise no domingo (mesmo horário).

Clique aqui para ver o vídeo