União Europeia poderá limitar uso de biocombustível em transportes

Estudos têm mostrado que o papel dos biocombustíveis na redução de emissões de dióxido de carbono não é tão grande quanto se imaginavaA Comissão Ambiental do Parlamento Europeu aprovou na quinta, dia 11, uma proposta que limita a 5,5% a parcela de biocombustíveis usada em automóveis e caminhões do continente até 2020. A regra anterior, de 2009, previa que 10% de toda a energia para transportes na Europa deveria vir de fontes renováveis dentro do mesmo período.

Segundo especialistas, o voto do plenário do parlamento, em setembro, deve ser o mesmo da comissão. Após essa votação, o Conselho Europeu negociará com o parlamento uma proposta final. Quando as duas partes chegam a um acordo, a proposta costuma ser adotada formalmente.

Os benefícios dos biocombustíveis têm se tornado um tema cada vez mais polêmico nas discussões sobre leis de combate ao aquecimento global na União Europeia. Estudos têm mostrado que o papel dos biocombustíveis na redução de emissões de dióxido de carbono não é tão grande quanto se imaginava. Além disso, esses combustíveis podem contribuir para o aumento dos preços globais de alguns alimentos que são usados como matéria-prima.

Porém, a nova proposta também afeta as perspectivas da indústria de biocombustíveis da União Europeia, num momento em que a região enfrenta fraco crescimento econômico e altas taxas de desemprego.

Agência Estado