Mapa cria proposta para utilizar ingredientes como frutas e flores na elaboração de cervejas

Representantes do setor produtivo e outros envolvidos serão convocados para discutir a ideiaUma proposta de instrução normativa do Ministério da Agricultura propõe discutir a possibilidade de utilizar produtos de origem animal (leite, mel, chocolate), além de ingredientes como frutas, ervas, vegetais e flores no processo de elaboração de cerveja.

Representantes do setor produtivo, associação de consumidores, instituições de ensino e microempresários poderão debater a proposta.

As inscrições para reunião que irá debater os padrões dos produtos de cervejarias no Mercosul e no Brasil estão abertas. O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) , será realizado nos dias 20 e 21 de agosto, no auditório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília (DF). Outros encontros já foram realizados para discutir o mesmo tema.

As inscrições serão recebidas até o dia 31 de julho somente por email. Interessados devem enviar mensagem com nome completo, nome da entidade que representa, email e telefone/fax de contato para [email protected].

A proposta de instrução normativa foi construída a partir de sugestões dadas por integrantes da cadeia do agronegócio da cerveja em reunião realizada em fevereiro deste ano. O texto ainda prevê a utilização de álcool na fortificação da cerveja, além da liberação de outros ingredientes de amargor e o uso do lúpulo, da cevada maltada, de trigo ou cereais na produção da bebida.