Voltada para empresários, produtores rurais, profissionais liberais, pessoas ligadas ao agronegócio, o evento tem como objetivo a avaliação dos animais inscritos em diversos quesitos, além de promover interação entre os criadores do país e do exterior. Para isso, veterinários especialistas também participam da feira, onde vão falar sobre a nutrição animal, marcha, desempenho físico dos cavalos e sobre o estudo genético da marcha.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Magdi Shaat, shows e uma programação especial vão demonstrar a relação entre o meio rural e a evolução da raça, que saiu das fazendas para chamar a atenção nos grandes centros urbanos. Ele lembra que não tem como falar do mangalarga sem falar da vida sertaneja.
– Nós preparamos todo o parque para receber os trabalhadores, criadores, expositores e os amigos do Mangalarga Marchador para fazer uma grande festa – disse Shaat.
– É possível conferir todos os expositores, e todos estão na expectativa de se graduar melhor na sua respectiva categoria, cavalo, égua, criador, expositor, criador expositor, ranking, isso é o que realmente move este grande evento – destaca o vice-presidente da ABCCMM, Antônio Sergio Barbosa.
O criador Yuri Engler pretende ficar de olho na pista, e com atenção especial para os clientes. Levou para o evento 13 animais para julgamento e 30 para o shopping de venda direta.
– O evento é super importante, não só para a venda do shopping, mas também para conhecer pessoas. Em um contato direto dá para negociar a forma de pagamento que o criador preferir, num jeito bem mineiro de receber, tomar um café e mostrar os animais – disse Engler.
A disputa vai até o dia 27 de julho, 450 expositores participam do evento, e buscam o melhor resultado dentro do ranking nacional da raça.