– Geralmente nesse período agentes do setor comentam que a pausa de férias, tem a perspectiva que o consumo diminui. Mas esse ano tem uma contradição quanto a isso. O frio ajuda no consumo da população e incentiva a galinha a se aquecer mais. Logo, o consumidor final, devido ao frio, consome mais – destaca.
Segundo ela, as manifestações do mês passado poderiam ter interferido no mercado. Havia a expectativa de que o transporte do produto fosse comprometido. Porém, mesmo com os recentes protestos realizados no país, o comércio não foi prejudicado e o mercado de ovos acabou mantendo o mesmo preço desde maio. De acordo com a AviSite, a caixa com trinta dúzias permaneceu em R$ 60.
Ainda segundo a empresa que fez o levantamento, nessa mesma época do ano passado, a caixa era vendida a um preço médio de R$ 53.
O diretor de produção da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Ariel Antônio Mendes, afirma que o valor estável do ovo é resultado de uma série de fatores. Entre eles, os preços dos bovinos e suínos, que caíram.
– Esse ano houve uma redução até no mês de julho, por conta de que o frango está mais barato. Quer dizer, isso acaba afetando. Para a carne bovina, nós tivemos um ano atípico. Foi uma entressafra de bovinos que, normalmente no período de inverno, sem chuvas, o preço da carne bovina aumenta muito. Esse ano choveu no inverno, diferente dos outros anos. O preço da carne bovina, preço da carne de frango e a própria carne suína, também por conta da diminuição da exportação para Rússia e a retomada da Ucrânia, fez com que o preço suíno estivesse mais barato – ressalta.
A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), maior entreposto comercial do país, registrou aumento no preço do ovo ao consumidor. No ano passado, a caixa era vendida a R$ 2.80, enquanto que este ano o valor subiu para R$ 3.80. Para o economista, Flávio Godas, os valores, por enquanto, são considerados bons.
– O produtor vai ter um volume maior ofertado mesmo com preços menores. Talvez a rentabilidade seja boa em função desse maior volume. Para o consumidor é excelente porque ele vinha pagando preços altos e, agora, a redução vai acentuar os preços praticados – conclui.