Segundo o coordenador estadual da organização do evento, Waldyr Pascoal Filho, o Criatividade Rural tem como objetivo estimular, identificar e divulgar inovações tecnológicas para facilitar o trabalho do produtor rural. Pascoal salientou também a importância de serem projetos incentivadores de atividades sustentáveis.
– É importante que sejam projetos que tenham impacto positivo no campo social, econômico, cultural e ambiental do meio rural.
Para Waldyr Pascoal, o prêmio tenta valorizar o produtor rural, incentivando a criatividade como meio de superar dificuldades e de facilitar as atividades diárias no campo.
Ainda conforme o coordenador da Emater-MG, somente poderão participar do concurso pessoas físicas, com projetos assistidos por técnicos de instituições públicas ou privadas e que prestem serviços de assistência técnica e extensão rural. Cada concorrente poderá inscrever apenas um projeto, assinado por um único técnico responsável. As inscrições deverão ser encaminhadas em envelope postado nos Correios, para a avenida Raja Gabaglia, 1626, 4º andar, aos cuidados de Waldyr Pascoal.
Em 2012, o Prêmio Criatividade Rural teve 115 projetos inscritos. Desse total, cinco foram premiados: sistema de irrigação de baixo custo operacional (1º lugar); transportador enrolador e desenrolador de fota gotejadora (2° lugar); fatiador de açafrão (3º lugar); mão amiga (4º lugar); e beneficiador de café adaptado e produção de composto orgânico à base de palha de café (5º lugar).