O meteorologista da Somar Meteorologia, Celso Oliveira, informa que os primeiros relatos de agrônomos da Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari (Cocari) indicam perdas parciais nos cafezais.
– Aparentemente, houve queima das folhas, principalmente na metade superior de algumas plantas. Os técnicos estão ‘rodando’ pelo campo e informações mais precisas devem chegar ao longo dos dias. Conforme os relatos, o prejuízo pode ter sido minimizado pela condição climática de nebulosidade na noite de terça, dia 23 – diz Oliveira. Em Mandaguari, a mínima na madrugada alcançou -3ºC, na relva.
Conforme informações da Somar, com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima na madrugada alcançou 0,5ºC em Ibaiti, 1,5ºC em Maringá e 2ºC em Londrina.
Os produtores paranaenses colhem safra de café estimada em 1,7 milhão de sacas de 60 quilos, ou cerca de 3,5% do total nacional. O Estado é o quinto principal produtor do país, atrás respectivamente de Minas, Espírito Santo, São Paulo e Bahia.
No sudoeste de São Paulo, não há, por enquanto, relatos de danos aos cafezais, provocados por geada. A mínima alcançou 2,5ºC em Avaré e 1,5ºC em Ourinhos.
Conforme Oliveira, a tendência agora é de elevação gradual da temperatura. O maior risco de geada ficou para trás, na madrugada desta quarta. A frente fria, no entanto, está estacionada na divisa entre São Paulo e Minas. Deve chover nas lavouras de café da mogiana e do sul de Minas, pelo menos até sexta, dia 26.