Escoamento da safra de Mato Grosso é tema do próximo Na Estrada

Edição vai ao ar no sábado, às 12h30min, com reprise no mesmo horário do domingoO Canal Rural Na Estrada do próximo sábado, dia 27, vai acompanhar o escoamento da safra do Mato Grosso, a maior do Brasil. No Estado, 90% dos grãos é transportado por estradas ou pela malha ferroviária. A produção é exportada via portos de Santos e Paranaguá.

>> Acesse o site especial do Canal Rural Na Estrada

Mais de 23% dos grãos produzidos no Brasil saem de Mato Grosso, e apenas uma rodovia transporta toda essa produção para as regiões Sul e Sudeste. A principal rota do escoamento da produção mato-grossense, a BR-163, tem apenas seis metros de largura, buracos na pista e nenhum acostamento. Nos portos, os problemas continuam. Em Santos, a rodovia cruza a linha férrea. Quando trem passa, a espera dos caminhoneiros torna-se ainda mais cansativa.

>> Última edição do Na Estrada mostrou uso dos três modais em Goiás

Aqui em Santos está o último elo da cadeia logística, é onde tudo acaba acontecendo. A somatória de falhas do processo traz um ônus maior para a atividade portuária – diz o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco.

Para saber esse e outros problemas enfrentados pelos produtores de Mato Grosso para escoar a produção, assista ao Canal Rural Na Estrada. A edição vai ao ar no sábado, às 12h30min, com reprise no domingo, no mesmo horário, e na sexta-feira, dia 2 de agosto, às 11h.

Clique aqui para ver o vídeo