México confirma abertura de mercado para avicultura do Brasil

Autoridades sanitárias mexicanas aceitaram o modelo de certificação sanitária proposto pelo Ministério da Agricultura brasileiro, diz UbabefO México confirmou a abertura de seu mercado para a carne de frango brasileira. O presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, soube nesta quarta, dia 24, que as autoridades sanitárias mexicanas aceitaram a certificação sanitária proposta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) brasileiro para exportação de carne de aves e ovos férteis.

>> Abertura do México para mercado de frango brasileiro pode elevar exportações em 4%

Segundo a entidade, em nota, a próxima etapa é a finalização da escolha, por parte das autoridades mexicanas, das unidades que poderão exportar para o mercado do país. Turra disse aguardar que os primeiros embarques ao México ocorram até o fim do ano.

– Entre os países pelos quais temos batalhado para abrir o mercado, o México é dos que têm maior potencial. Embora em caráter emergencial, vamos negociar para que essa abertura seja permanente, trabalhando com foco na complementaridade e em parceria com os produtores mexicanos – destacou o executivo no comunicado.

A expectativa é de que o mercado mexicano represente a exportação de US$ 300 milhões por ano somente nas vendas de carne de frango, tendo por base um preço médio do item inteiro e em cortes.

As negociações com os mexicanos fazem parte da estratégia do governo federal para a abertura de novos mercados na América Latina para produtos do agronegócio brasileiro.
No primeiro semestre deste ano, o país vendeu para o mercado internacional 1,8 milhão de toneladas de carne de frango, totalizando US$ 3,8 bilhões (alta de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado).

Agência Estado