Movimento Pró-Logística avaliará portos do Norte utilizados para escoar produção do Centro-Oeste

Expedição, que deve começar na próxima segunda, dia 29, percorrerá os terminais de Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Itacoatiara (AM)A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) anunciou nesta sexta, dia 26, por meio de comunicado, que enviará uma equipe, juntamente com representantes do Movimento Pró-Logística e da Escola Superior de Agricultura (Esalq-Log) para avaliar os gargalos logísticos nos portos da região Norte do país. A expedição, que deve começar na próxima segunda, dia 29, percorrerá os terminais de Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Itacoatiara (AM).

>> Acesse o especial SOS Logística

De acordo com o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, os três portos são importantes para o escoamento da produção mato-grossense.

– No porto de Porto Velho se embarca por meio de barcaças e de lá os grãos vão para os Itacoatiara e Santarém – explicou ele.

Na última safra, cerca de quatro milhões de toneladas de soja foram embarcadas por Itacoatiara, segundo cálculos da Aprosoja. Paralelamente, a equipe deve se reunir com representantes das empresas responsáveis pelas operações nos portos.

Entre 15 e 19 de julho, foram realizadas visitas técnicas aos portos do Sul e Sudeste do Brasil, afirmou o diretor executivo do Movimento Pró-Logística.

– Notamos que alguns estão trabalhando no limite e que as cargas estão levando muito tempo para serem embarcadas, na maioria dos terminais – relatou Edeon Vaz, conforme comunicado da Aprosoja.

Agência Estado