Mercado de leite tem alta em julho e deve seguir firme até setembro

No mês, preço pago ao produtor subiu 3% na comparação com junhoConsiderando a média brasileira, o preço do leite pago ao produtor subiu 3% no pagamento de julho na comparação com o leite entregue em junho. Segundo levantamento da Scot Consultoria, o litro ficou cotado, em média, em R$0,958, livre de frete e imposto. O produtor está recebendo 19,2% mais por litro de leite ante o mesmo período do ano passado.

A concorrência por leite entre os laticínios está ditando o ritmo do mercado. É preciso considerar, neste caso, tanto os fatores pontuais (entressafra), como também o menor investimento do produtor em 2012 – devido às margens mais apertadas – que resultou em queda da produção no final do ano passado e primeiro trimestre deste ano. A demanda firme na ponta final da cadeia também dá sustentação às cotações.

Em curto e médio prazo, a recuperação da produção brasileira é um fator que deverá diminuir a pressão do lado da oferta. A expectativa é de preços firmes para o produtor até o pagamento a ser realizado em setembro.

Preço pago ao produtor de leite no Uruguai tem nova queda

Segundo o Instituto Nacional de la Leche (Inale), o preço médio pago ao produtor de leite no Uruguai, em junho, foi de US$0,41 por litro. Este foi o segundo mês de queda nos preços.

Na comparação com o mês anterior (maio), o preço recuou 6,8%. Já em relação ao mesmo período do ano passado, o preço pago ao produtor aumentou 7,9%. No mesmo período, a captação aumentou. Em junho, totalizou 165,9 milhões de litros, contra 157,9 milhões captados em maio, ou 5% mais.