Preço da saca de milho no Centro-Oeste fica abaixo do mínimo estipulado pelo governo

De acordo com Cepea, valor não cobre custo de produçãoA elevada oferta atual e a expectativa de estoques finais recordes têm pressionado para baixo os preços do milho no Brasil. No Centro-Oeste e no Paraná, os atuais valores da saca estão abaixo do mínimo estipulado pelo governo, com exceção do sudoeste do Paraná e de Ponta Grossa (PR).

>> Cotação: acompanhe os preços das principais commodities

Os valores mínimos definidos pelo governo e que prevalecem neste segundo semestre são de R$ 17,46 a saca de 60 quilos para os Estados de Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul e de R$ 13,02 a saca de 60 quilos para Mato Grosso.

Segundo cálculos realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o atual valor da saca de milho não cobre os custos de produção. Assim, produtores estão negociando o restante da safra de soja e estocando o milho, à espera de maior remuneração. Colaboradores do Cepea indicam que é necessária a continuidade de intervenções federais – por meio de leilões de compra, de opções ou mesmo do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) – para escoar o produto e manter a renda do produtor.