Associação Paulista de Avicultura prevê segundo semestre favorável para mercado de frango

Estimativa de supersafra de milho no Brasil e nos Estados Unidos deve contribuir para uma redução nos custos de produção de frangoA tendência de preços mais baixos para o milho, combinada com o dólar favorável para exportação de frango, principalmente para o Oriente Médio e o México, sugere perspectiva favorável para as integrações avícolas de São Paulo neste segundo semestre. A avaliação é do presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer.

Segundo ele, analistas preveem uma supersafra de milho no Brasil e nos Estados Unidos, o que deve contribuir para uma redução nos custos de produção de frango. Além disso, o dólar mais alto estimula as exportações, levando a uma perspectiva de aumento dos embarques para o Oriente Médio, grande comprador de carne de frango do Brasil. Também há, de acordo com Pozzer, uma demanda da ordem de 300 mil toneladas de frango pelo México, que enfrenta problemas sanitários, como o surto de influenza aviária. Se esta projeção se confirmarem, será positivo para equilibrar a oferta interna, disse Pozzer, em comunicado.

Uma pesquisa realizada pela APA, que mede o preço médio dos produtos avícolas no Estado de São Paulo, projeta uma queda de 25% no segundo trimestre deste ano, em relação aos três primeiros meses de 2013. Apesar da queda, Pozzer avaliou de forma positiva o primeiro semestre. Ele argumentou que os preços do frango começaram a cair no mês de abril. Apesar dos preços reduzidos para o milho e soja, o impacto positivo desta baixa nos custos do produtor de frango foi menor do que se esperava, especialmente porque os preços do frango também caíram. Mas, de modo geral, informou ele, o primeiro semestre foi positivo em virtude do bom momento nos três primeiros meses deste ano. 

Agência Estado