Trio de Capivari do Sul (RS) quebra hegemonia na Campereada

Fazia cinco anos que a cidade de Júlio de Castilhos (RS) ficava com a taçaO mesmo tempo que castigou em 2012 agora coroou os ginetes João Victor Dutra, Ricardo Peres e Renato Rodrigues neste ano.  O um segundo que tirou a vitória do trio na edição passada da Expointer agora se voltou a favor dos campeiros e a marca de 1'52 garantiu o primeiro lugar da Campereada e um prêmio de R$ 6.500. A prova realizada na manhã desta quinta, dia 29, garantiu um dado interessante: o título do grupo de Capivari do Sul quebrou a hegemonia de cinco anos que a cidade de Júlio de Castilho

Para ganhar o prêmio os ginetes João Victor Dutra, Ricardo Peres, Renato Rodrigues montaram respectivamente as éguas Marquesa as Morada Nova, Navalha da Morada Nova e Lembrança da Morada Nova. A terceira colocação do trio veio com as éguas Milonga Buena da Morada Nova, Iguaria da Morada Nova e Norteña da Morada Nova. O trio vinha batendo na trave há cinco anos, mas dessa vez nem o relógio impediu a vitória.

– Nós somos peões campeiros e ficamos na adrenalina, cheios de tensão, o tempo todo. É sempre um imprevisto, mas o gado estava bem submisso nessa edição e conseguimos fazer um tempo especial para chegar na vitória – disse o ginete João Victor Dutra.

O segundo lugar da competição ficou com o trio Juliano Panta, Jucelmo Panta e Walter Pranke, que montaram respectivamente os animais Pederneiras Tira Teima, Sendero do Pantano Grande e Abellina Santa Vitória.

Ao longo do ano, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) realizou 31 eventos classificatórios da Campereada pelo Brasil à fora. Ao todo 1051 trios, um total de 3.153 ginetes, participaram de acirradas disputas pelos 20 melhores tempos que garantiam a classificação para a prova final, realizada anualmente na Expointer.