Distrito Federal recebe Festa do Morango até domingo

Emater apresentou técnicas a serem usadas onde solo não é propício para plantio da fruta ou quando espaço disponível é pequenoA região administrativa de Brazlândia, no Distrito Federal, recebe até o próximo domingo, dia 8, a 18ª Festa do Morango. A expectativa para este ano é de que mais de 250 mil pessoas passem pela Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão (Arcag), que sedia o evento.

O evento começou na sexta-feira. No sábado, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) realizou um Dia de Campo para apresentar as vantagens e desvantagens das tecnologias da hidroponia e do cultivo suspenso. As técnicas são usadas onde o solo não é propício para o plantio ou onde o espaço disponível é pequeno.

– Para atender às demandas dos produtores da região temos a expectativa da criação de um parque tecnológico do morango – afirmou o gerente da Emater-DF, Rodrigo Teixeira, durante o evento.

Além da apresentação de máquinas que auxiliam na produção, os produtores também puderam conferir durante o fim de semana três formas de cultivo suspenso. Uma com o uso de vasos, outra em sacos, e a em calhas pelo sistema NFT (fluxo laminar de nutrientes).