Demarcação de terras indígenas é destaque no Bancada Rural

Conflitos entre índios e produtores aumentam às vésperas da análise da PEC 215 pelo Congresso NacionalA polêmica em torno da demarcação de terras indígenas continua e foi o tema de debate do Bancada Rural do último sábado, dia 7. Agora, é aguardada a instalação da comissão especial para discutir a PEC 215, que transfere do executivo para o Congresso Nacional o poder de decisão sobre a demarcação dessas áreas. Enquanto isso, a tensão entre produtores e índios aumenta e são cada vez mais frequentes os conflitos entre os dois grupos.

>> Reveja outras edições do programa

De acordo com dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), 12,90% do território nacional corresponde a terras indígenas. Entre as regularizadas e homologadas, o total de hectares ultrapassa os 100 milhões em todo o país, e, com este número, muitos agricultores e pecuaristas estão descontentes, alguns até desabrigados.

Do outro lado, no entanto, os índios reclamam seu espaço, e correspondem a boa parte da história e cultura brasileiras. Relatos da reportagem do Canal Rural, que vem acompanhando de perto a situação de áreas desocupadas, mais o olhar das lideranças indígenas formam o Bancada Rural deste sábado.

Parte 1