Fiscais russos vão visitar instalações pecuárias no Paraná em novembro

Secretário do Estado espera que visita acelere retomada de exportaçõesIntegrantes do Serviço de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária da Federação da Rússia vão visitar o Paraná durante a próxima inspeção do órgão no Brasil, programada para novembro. A informação foi confirmada pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento do Estado, Norberto Ortigara, na 22ª Worldfood Moscow 2013, encerrada na última sexta-feira, dia 20, na Rússia.

– A vinda de técnicos daqueles países nos próximos meses ao Paraná para visitar e inspecionar instalações de produção e abate é mais um importante passo para que possamos retomar as exportações para aquela região da Europa – afirmou o secretário.

Na reunião com o diretor geral do Serviço de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária da Federação da Rússia, Sergey Dankvert, ficou acertado que o Paraná agilizará o repasse de informações exigidas. Entre elas, está a garantia da ausência de ractopamina (promotor de crescimento) na produção de suínos e bovinos.

Para isso, o Estado vai propor um programa junto ao Serviço Federal de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária. O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, explica que a iniciativa envolve o apoio de um laboratório oficial e a colaboração de produtores e exportadores.