Especialistas indicam cenário propício para suinocultura em 2014

Aquecimento do mercado interno em 2013 e a redução de custos são alguns dos motivos da melhoraA suinocultura tem mostrado sinais de recuperação em 2013, e especialistas apostam num melhor cenário para o próximo ano. O retorno das exportações para alguns países, o aquecimento do mercado interno e a redução de custos são alguns dos motivos da melhora. O analista da MBAgro, César Castro Alves, destaca que o mercado interno, que representa cerca de 85% do consumo, reagiu e trouxe fôlego para o setor mesmo com a queda de 7% nas exportações, no acumulado do ano até agosto, em comparação com o

Para Alves, os custos de produção devem ser menores no ano que vem, principalmente, por causa da expectativa de preços menores da soja e milho, que fazem parte da alimentação animal.

– Combinando essa expectativa de exportações para o ano que vem, um consumo bom também, e uma produção menos custosa, com custos mais baixos, deve significar um ano muito bom. Se a gente não tiver nenhuma surpresa negativa, como um eventual embargo, o que frequentemente acontece – destaca.

Diante deste cenário, a expectativa é que 2014 fique mais próximo do que foi 2010, ano em que os preços se mantiveram firmes.
 
– Os alojamentos de novas matrizes no ano passado decresceram. Nós não temos muitos animais disponíveis. Agora, que o mercado começa a dar sinais de melhora, e os produtores começam a fazer novos alojamentos. Em termos de oferta de animais, está bastante ajustado. Já o mercado interno, o momento mais difícil passou, que foi o fim do ano passado, início deste ano – disse Coser.

>>Leia mais notícias sobre Suínos

Clique aqui para ver o vídeo