Parceria entre Embrapa e Pesagro contribui para pesquisas de melhoramento genético

Número de gestações de embriões produzidos in vitro alcança o obtido pela inseminação artificialVacas da raça Girolando, doadoras de embriões do plantel da Embrapa Gado de Leite, vão contribuir para as pesquisas de melhoramento genético da Pesagro-Rio. Em reunião, na última semana, foi definida a iniciativa que visa estreitar a parceria entre as duas instituições de pesquisa, incluindo também a cessão de 50 receptoras gestantes de embriões de alto padrão genético à Pesagro-Rio.

O Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela, destacou a importância da parceria para o Campo Experimental de Santa Mônica, que hoje ampliou as pesquisas e as possibilidades de produção de embriões na unidade.

– O número de gestações de embriões produzidos in vitro atualmente já alcança o obtido pela inseminação artificial. Esse fato não ocorria antes do trabalho conjunto – afirma Vilela.

Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, a ação fortalece o trabalho de melhoramento animal realizado pela Pesagro-Rio e pelo Programa Rio Genética, que possibilita o acesso de produtores rurais fluminenses a animais oriundos da produção in vitro.