>> Veja os vídeos do Momento Soja
>> Equipe da Expedição Soja Brasil já está reunida em Mato Grosso
Os repórteres Kellen Severo, João Bosco, Pedro Silvestre e Eduardo Ongaro registrarão todas as informações. Um veículo equipado com sistema de transmissão ao vivo acompanha a viagem, proporcionando notícias em tempo real. Nesta segunda edição, analistas de Safras & Mercado esclarecerão dúvidas dos produtores rurais e conduzirão uma pesquisa a campo para traçar o perfil do produtor rural no país. A expedição faz parte do Projeto Soja Brasil, uma realização do Canal Rural, da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso (Senar-MT).
Expectativas para a rota
Na passagem por Mato Grosso, agrega-se à expedição a equipe do Senar-MT, formada pelo analista de Educação Profissional Rural, Eduardo Silveira, e pelos supervisores, que acompanharão as visitas em seis regiões do estado. O presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT e presidente da Famato, Rui Prado, e o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, estarão presentes em alguns municípios. Ele ressalta a troca de informações sobre produção e a cobertura do Canal Rural, onde os produtores rurais poderão acompanhar em tempo real o desenvolvimento da safra do grão.
– Isso é primordial para a produção. Além disso, todos poderão conhecer as transformações ocorridas em nosso Estado pelos treinamentos que sindicatos rurais realizam em parceria com o Senar Mato Grosso, que aprimoram o conhecimento do homem que trabalha no campo – afirma Prado.
O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, o diretor executivo Fabrício Rosa e a jornalista Andrea Côrtes, assessora da entidade, também participam da maior expedição por lavouras do grão já realizada no país. Na rota que passa em Mato Grosso, estará presente ainda o diretor técnico da Aprosoja MT, Luiz Nery Ribas. Glauber Silveira espera encontrar realidades diferentes nos estados da primeira rota, tidos como referências na produção do grão.
– Acredito que encontraremos produtores que esperam que o clima ajude e o controle da ferrugem e da helicoverpa sejam eficientes – revela Silveira.
O agrônomo Áureo Lantmann, consultor do projeto desde a primeira edição, lembra que a passagem por diferentes regiões proporciona uma visão ampla dos modelos de tecnologias utilizados na produção do grão.
– Desta forma, poderemos avaliar de forma holística sua complexidade e identificar como o uso de algumas tecnologias pode ainda contribuir para o melhor desempenho desta cultura – declara Lantmann.
Em Vilhena (RO), a expedição encontrará lavouras já plantadas e agricultores preocupados com a logística para escoar a produção. Nesta primeira etapa, durante 27 dias, serão visitados também municípios de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Em dezembro, a segunda rota inclui Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Haverá mais três etapas em 2014, percorrendo ainda Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
A expedição já percorreu o Meio-Oeste dos Estados Unidos em julho e terá uma nova rota internacional no início de 2014, passando por lavouras da Argentina, do Uruguai e do Paraguai. O encerramento ocorrerá no mês de março em Não-Me-Toque (RS), durante a Expodireto Cotrijal 2014.
Cobertura intensa mostrará toda a viagem
A Expedição Soja Brasil contará com cobertura diária dos programas Mercado &Cia (edições das 12h20 e 18h30) e Rural Notícias (19h), com participações ao vivo mostrando a realidade das lavouras nas cidades percorridas na primeira e na segunda rota. Além disso, reportagens especiais serão apresentadas nos telejornais do Canal Rural. O público poderá acompanhar todas as informações em tempo real no site especial do projeto. No site, os internautas também poderão conferir os bastidores da expedição no Blog Soja Brasil .
Para quem prefere conferir tudo com a tecnologia mobile, está disponível e gratuito para download em smartphones e tablets o aplicativo do projeto, com notícias e informações como clima e cotações. De acordo com o diretor de conteúdo do Canal Rural, Julio Cargnino, a cobertura intensa possibilitará um levantamento ágil de informações para o produtor.
– Sabemos que será uma safra desafiadora, em função de novas pragas que ameaçam as lavouras, e esta agilidade será fundamental para auxiliar os produtores a conseguirem melhores resultados. Desta forma, nossas equipes estão preparadas para estar presente nos lugares onde os fatos vão ocorrer e mostrar ao vivo para todo o Brasil – afirma Cargnino.
Há dois anos, no Canal Rural, a jornalista Kellen Severo deixará temporariamente o estúdio onde apresenta o programa Mercado & Cia para sua primeira expedição pela emissora. Para ela, a visita a 13 estados irá proporcionar um olhar mais apurado sobre aquele Brasil que, muitas vezes, se esconde a dezenas de quilômetros das grandes capitais.
– O Projeto Soja Brasil vai ser um daqueles grandes presentes que a vida nos dá. Espero por uma experiência riquíssima, cheia de histórias, de superação, de aprendizado e consolidação – declara Kellen.
Confira o nosso roteiro inicial
Se a expedição passar pela sua cidade, não deixe de participar!
OUTUBRO
27 – Vilhena (RO) / 28 – Vilhena e Campos de Júlio (MT) / 29 – Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra (MT) / 30 – Diamantino e Nova Mutum (MT) / 31 – Tapurah e Lucas do Rio Verde (MT)
NOVEMBRO
01° – Vera e Sorriso (MT) / 04 – Alto Garças e Rondonópolis (MT) / 05 – Campo Verde e Jaciara (MT) / 06 – Primavera do Leste / 07 – Nova Xavantina e Água Boa (MT) / 08 – Canarana e Querência (MT) / 11 – Cristalina e Luziânia (GO) / 12 – Leopoldo de Bulhões e Paraúna (GO) / 13 – Rio Verde e Montividiu (GO) / 14 – Mineiros e Jataí (GO) / 15 – Serranópolis e Chapadão do Céu (GO) / 18 – Chapadão do Sul (MS) / 19 – São Gabriel do Oeste e Campo Grande (MS) / 20 – Maracaju e Rio Brilhante (MS) / 21 – Dourados e Caarapó (MS) / 22 – Naviraí e Mundo Novo (MS)
Nesta edição, o projeto Soja Brasil conta com o patrocínio de Basf, Mitsubishi Motors, Monsanto e New Holland. O apoio é de Yara Brasil Fertilizantes. A coordenação técnica é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).