Lei que amplia capacidade de armazenagem de grãos é sancionada pela presidente Dilma

Texto permite à Conab usar regime diferenciado para contratar a construção de silos e armazéns públicos para a safra 2013/2014A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quinta, dia 24, a lei que resulta da Medida Provisória 619/2013, que estabelece ações para ampliar e melhorar a capacidade de armazenagem de grãos no país. A nova lei, publicada no Diário Oficial da União desta sexta, dia 25, permite à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) usar o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) para contratar a construção de silos e armazéns públicos para a safra 2013/2014.

>> Leia mais sobre logística e armazenagem

O texto sancionado cria o Programa Nacional de Cisternas e também o Programa de Fortalecimento das Entidades Filantrópicas e sem fins lucrativos que atuam na área da saúde e que complementam o Sistema Único de Saúde (SUS), o chamado Prosus. A medida anistia 2.100 Santas Casas que se tornarem adimplentes nos próximos 15 anos.

A nova lei também livra as administradoras de planos de saúde de uma cobrança bilionária de PIS/Cofins Além de ser liberado do passivo tributário, com a nova legislação, o setor de planos de saúde terá outro benefício com impacto daqui em diante: a base sobre a qual os tributos incidem foi reduzida em 80%. Por outro lado, o texto eleva, em um ponto porcentual, a alíquota da Cofins que incide sobre o faturamento das empresas. Agora, a Cofins será de 4%.