Deputados pedem medidas contra o desemprego no campo

Economista do BNDES participou de audiência pública no CongressoOs parlamentares estão cobrando do governo federal e dos bancos ações para evitar o desemprego no campo. Nesta quarta, em audiência pública na Comissão Especial da Crise na Área de Agricultura, os deputados discutiram com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) saídas para as dificuldades dos produtores, causadas pela turbulência na economia.

O economista do BNDES, José Roberto Afonso, foi convidado para ajudar os parlamentares a analisar o momento e traçar medidas de apoio ao setor. O especialista fez um alerta para o risco que a queda nos preços dos produtos agrícolas pode representar para o agronegócio, diante da retração dos mercados externos. Segundo Afonso, os números preocupam: o recuo chegou a 8% na soja, 6% no milho e 16% nos suínos.

? A agropecuária tem que acompanhar de perto a discussão da econômica porque, como o resto da economia, depende que sejam bem sucedidas as medidas voltadas ao mercado interno para compensar as perspectivas complicadas no Exterior.

Para o especialista, o momento é de repensar a estratégia da economia brasileira. Ele criticou a resistência do governo em desonerar investimentos, como a produção de máquinas e equipamentos.

? Esta desoneração tem que ser feita de forma generalizada. Pouco produz ficar adotando regimes especiais ou redução de IPI que é imposto baixo e de resultado econômico pequeno.