Plantio de soja se aproxima dos 70% em Mato Grosso do Sul

Chuvas colaboraram para o ritmo acelerado do plantio no EstadoO plantio da soja na safra 2013/2014 em Mato Grosso do Sul atingiu o percentual de 67,1% do total da área destinada ao cultivo da oleaginosa, o equivalente a 1,4 milhão de hectares.  De acordo com a Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja (MS)/Sistema Famasul), a área média cultivada por município é de aproximadamente 33 mil hectares e o volume de chuvas tem colaborado para a eficácia do plantio.

>>Plantio da safra de soja já supera média dos últimos cinco anos no Brasil

Ao centro-norte do Estado os agricultores já semearam 58,6% da área. Segundo a Aprosoja/MS, a cidade de Pedro Gomes calcula 80% do processo finalizado, seguido por Chapadão do Sul e Sidrolândia, ambas com 70%.

As informações do relatório do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga) confirmam que as chuvas colaboraram para o ritmo acelerado do plantio e que o nível pluviométrico médio registrado no Estado entre 21 a 27 de outubro foi de 29,2 milímetros.

Estoque de grãos

De acordo com a Granos Corretora, parte dos grãos colhidos nas safras anteriores ainda está armazenada no Estado. A quantidade de milho safrinha do ciclo 2012/2013 ainda estocado é de 3,3 milhões de toneladas, enquanto que o volume de soja que resta ser comercializada se aproxima das 120 mil toneladas.